top of page

FAQ

_MG_8000_edited.jpg
  • Quais são os produtos que fazem parte do portfólio da Líbel?
    Os principais produtos do portfólio da Líbel são os retentores. Além disso, trabalhamos com juntas, Gaxetas, Raspadores, V-rings, Anéis Parafuso União, Anel Elástico, Speeds Sleeve, Oring e Kit Oring. Caso queira conhecer mais sobre nossos produtos, acesse aqui.
  • Com quais linhas a Líbel trabalha?
    Trabalhamos principalmente com a venda de produtos da marca Nak, mas a partir de 2019, expandimos nosso portifólio, iniciando a venda de produtos de outras marcas como NQK.
  • Qual a relação entre cada linha e grupo de produtos?
    Linha Industrial: Retentor padrão, oring, v ring, face axial, retentor para ferramentas elétricas, retentores para redutor, retentor para máquina de lavar, retentor de turbina eólica e retentor para bomba. Linha Automotiva: Retentores para sistemas de transmissão, direção hidráulica, suspensão, amortecedor e motor. Linha Agrícola: Retentor para linha pesada e tipo AP. Linha Construção: Retentor e v ring. Linha Mineração: Retentor para linha pesada e speed sleeve. Linha Hidráulica e Pneumática: Gaxeta e raspador.
  • Com quais marcas a Líbel trabalha?
    Trabalhamos principalmente com a venda de produtos da marca Nak, mas a partir de 2019, expandimos nosso portifólio, iniciando a venda de produtos de outras marcas como Arca, AMT, Freudenberg, Selotech, entre outras.
  • Quais fatores influenciam na escolha correta do meu produto?
    Os fatores que influenciam diretamente na compra incluem: 1. Aplicação – Onde será inserido a sua peça? Cada aplicação tem como necessidade um tipo diferente de vedação. 2. Medidas – Os dimensionais da peça como diâmetro externo, diâmetro interno e altura do produto tem de ser compatíveis com o tamanho do alojamento (local em que será inserido a peça). 3. Temperatura - A vedação será submetida a uma temperatura que influenciará diretamente na escolha do material. 4. Pressão – É importante informar a pressão máxima da qual a vedação será submetida. Tendo em vista que não é ideal que a vedação trabalhe no seu limite, pois isto poderá causar avarias ao sistema. 5. Movimento estático/dinâmico – Analise qual tipo de movimento a vedação terá que suportar. 6. Meio/Fluído – É importante verificar em qual meio a sua vedação estará aplicada (água, ar, gás, entre outros), pois a influência desses diferentes meios e fluídos também afetará diretamente a escolha de sua vedação.
  • Como faço para identificar o perfil Sabó equivalente ao meu retentor?
    Para identificar a equivalência entre Nak e Sabó, consulte nossa tabela de conversão. Nessa mesma tabela estará presente a conversão dos perfis Nak para perfis das marcas Freudenberg, Vedabrás e Save.
  • Qual a temperatura máxima suportada pelo meu Retentor Industrial?
    Os materiais de borracha mais comuns entre os retentores industriais são: Nitrílico (NBR), Viton (FKM), Hidrogenado (HNBR) e Acrílico (ACM). Cada material suporta uma temperatura específica (vide tabela abaixo):
  • Qual a diferença de Retentores sem guarda pó e com guarda pó?
    Os retentores com guarda pó possuem um lábio com a função de proteger a aplicação contra pó ou poeira, e evitar a entrada dessas contaminações. Um exemplo de retentor que possui guarda pó é o tipo TC. Já os retentores sem guarda pó não possuem lábio para retenção de poeira ou pó, e são adequados para aplicações em que não haverá contato com essas contaminações externas. Um exemplo de retentor que não possui guarda pó é o tipo SC.
  • O que significa o retentor ser “blindado”?
    A blindagem significa que a vedação tem em seu material uma composição metálica, própria para linha pesada, com aplicações para tratores, guindastes, entre outros.
  • Quais as diferenças entre os perfis dos retentores blindados?
    Nós trabalhamos com perfis de retentores totalmente blindados (composição completa por metal) e semi blindados (feitos de metal e borracha). Ambos tem a mesma função de vedação, protegendo contra contaminantes externos. A diferença se dá na aplicação, em que algumas peças exigem um item totalmente blindado, e outras exigem um item semi blindado. Um exemplo de retentores totalmente blindados são os TA (com guarda pó) e SA (sem guarda pó). Já os retentores semi-blindados são os TB (com guarda pó) e SB (sem guarda pó).
  • Qual o significado da nomenclatura dos produtos Nak?
    A nomenclatura dos produtos Nak se define por um código parecido com: TC 25*40*7 VN801/C/C// Essa sequência variada de letras e números possui o seguinte significado: TC - Perfil do produto 25*40*7 – São os dimensionais da peça, ou seja, diâmetro externo x diâmetro interno x altura. V - Letra que se refere ao material, Viton. N - Cor, especificada em inglês, em que N se refere a cor Marrom. 80 - Se refere a dureza do produto, nesse caso, Shore 80. C/C// - Mola Aço Carbono
  • Como identifico os códigos para material, cor e dureza dos produtos Nak?"
    Os tipos de material, cor e dureza seguem os códigos da tabela abaixo:
  • Como escolho entre Mola Inox e Mola de Aço Carbono?
    Nossas molas Inox são feitas para uma melhor durabilidade contra água e líquidos abrasivos. Já as molas de aço carbono, são indicadas para aplicações normais, em que não haverá contato com água e líquidos abrasivos.
  • Caso eu precise de um retentor que não esteja no catálogo, o que fazer?"
    Entre em contato com nosso time comercial para verificar a possibilidade de acrescentar a sua peça à nossa gama de produtos. Podemos customizar uma nova peça conforme sua necessidade, ou indicar uma marca parceira que já tenha as especificações que você precisa.
  • Quais tipos de soluções a Líbel oferece?
    A Líbel oferece soluções como importação, exportação, distribuição e customização de componentes de vedação.
  • Qual a diferença entre as soluções que a Líbel oferece?
    - Importação: Importamos da fábrica da Nak, localizada em Taiwan, para o Brasil. - Exportação: Direto da fábrica ou Brasil, para qualquer lugar do mundo. - Distribuição: Distribuímos as marcas Nak e NQK para todo Brasil. - Customização: Customizamos as peças de acordo com a necessidade do cliente, em parceria com a fábrica.
  • Quais tipos de importação a Líbel realiza e qual a diferença entre elas?
    A Líbel realiza dois tipos de importação: aérea (dedicada ou compartilhada) e marítima. Importação Aérea – Modalidade com prazos mais curtos se comparados com a importação marítima, porém com um custo mais elevado. Dedicada: importação de peças de um único cliente. Esse tipo de importação depende de fatores como volume e tipo de produto. É indicada para clientes que tem urgência extrema. Compartilhada: importação de peças de diversos clientes. Ideal para clientes que tem urgência, mas podem aguardar um prazo determinado. Importação Marítima – Normalmente indicado para peças de reposição, que já possuem um prazo determinado, sem tanta urgência. Nesse caso, os lotes chegam com uma periodicidade mensal ou bimestral. Essa modalidade apresenta custos mais baixos se comparado com a modalidade aérea. Para identificar a melhor modalidade de importação para o seu pedido, consulte o nosso departamento comercial, pois conseguimos indicar a melhor solução de acordo com sua necessidade.
  • A Líbel desenvolve retentores sob desenho?
    Sim, customizamos o retentor conforme sua necessidade. Faça sua solicitação aqui, que lhe encaminharemos uma ficha de desenho para preenchimento, e na sequência, discutiremos os detalhes do desenvolvimento de sua peça.
  • Tenho um projeto em mente, que necessita de um retentor. Como configurar este retentor?"
    Você pode consultar nosso catálogo de medidas disponível aqui, para verificar os perfis que temos disponíveis na fábrica. Caso prefira um atendimento direto, para uma recomendação da melhor vedação para o seu projeto, contate-nos aqui.
  • Qual o prazo de entrega do meu pedido com estoque local?
    O prazo de entrega de itens com estoque varia de 1 a 2 dias.
  • Qual o prazo de entrega de um item NAK sem estoque local?
    O prazo de entrega depende da sua urgência. Trabalhamos com a modalidade aérea para itens mais urgentes, e nesse caso, o prazo é confirmado no momento da consulta. Para essa modalidade, o prazo é, em média, de 15 a 30 dias, dependendo da data da saída programada do lote aéreo. Nesta modalidade há custo adicional por conta do frete aéreo, que lhe será passado, sob consulta. Não havendo urgência e tendo estoque na fábrica, recomendamos a modalidade marítima, que não terá custo adicional de frete. O prazo pode variar entre 40 a 70 dias, dependendo da data mais próxima da saída do lote marítimo.
  • Quais são as formas de envio da Líbel e as vantagens de cada modalidade?
    Trabalhamos com Sedex normal, Sedex 10, Pac e Transportadora. Os custos do envio são acionados pela Líbel a pedido do cliente e lançados no campo ‘frete’ da nota fiscal. A nossa venda é sempre via ‘FOB’ (frete e seguro pagos pelo cliente). E além dos envios convencionais, trabalhamos com uma opção adicional para entrega imediata da peça: o envio pelo motoboy, em que o mesmo coleta sua mercadoria na Líbel, e envia até a transportadora escolhida pelo cliente. Essa modalidade é mais ágil tendo em vista que as transportadoras tem um prazo de até 48 horas para a coleta. O motoboy também poderá levar a mercadoria diretamente para o cliente, porém, nesse caso, existe um custo adicional que será lançado no campo ‘frete’ da nota fiscal.
  • Como fechar uma programação de fornecimento com a Líbel, e quais as vantagens dessa opção?"
    Para firmar uma programação, o cliente deve solicitar, em primeiro lugar, a cotação dos itens conforme seu volume, seja mensal, trimestral, semestral ou anual. Caso a cotação seja aprovada, montaremos a programação junto ao seu departamento de PCP ou compras, de forma a manter um fornecimento contínuo, levando em consideração o prazo de produção da fábrica, bem como o prazo de entrega do cliente. A vantagem de se ter uma programação contínua é a garantia de recebimento das peças dentro do prazo do cliente e prioridade nas entregas, tendo menos risco de sofrer atrasos e falta de mercadorias.
  • Como a Líbel armazena seu estoque?
    Os produtos são alocados em local fresco, arejados e em temperatura ambiente, conservando a elasticidade e durabilidade da borracha de nossos componentes de vedação. Além disso, a fábrica embala os produtos em sacos plásticos ou em papel impermeável, para que as peças cheguem em perfeito estado em nossa distribuidora.
  • Como nossos produtos são embalados para envio?
    Geralmente em saco plástico com etiqueta de identificação, contendo o código Líbel, descrição do produto, quantidade e o número do seu pedido. Os produtos de diâmetros maiores são acondicionados em rolinho de papel pardo com etiqueta de identificação, além disso, oferecemos embalagens individuais, que têm um custo adicional. Para mais informações, consulte um de nossos vendedores.
  • Quais produtos a Líbel comercializa na Loja Virtual?
    Comercializamos diversas linhas e produtos, como: - Linha Industrial: retentor padrão, retentor tampão, retentor compressor, retentor face axial, v ring, anel parafuso união, anel elástico, oring, kit oring e speed sleeve. - Linha Automotiva: retentor para amortecedor, retentor para caixa de direção, retentor de transmissão. - Linha Agrícola: retentores blindados.
  • O produto que desejo comprar está sem estoque. O que devo fazer?
    Contate nosso time comercial aqui para verificar sobre a periodicidade de reposição dos itens.
  • Gostaria de um item que não tem disponível na Loja Virtual. O que eu faço?
    Estamos constantemente adicionando novos produtos à nossa Loja Virtual. Porém, caso o perfil e medida que você procure não esteja disponível na nossa Loja, contate nosso time comercial, pois, dependendo da disponibilidade de estoque do item, inserimos a peça na Loja para que você possa efetuar sua compra.
  • A Líbel tem loja física? Posso conhecer a peça pessoalmente?
    A Líbel não possui loja física, mas estamos abertos para receber clientes que tem dúvida sobre o produto, abrindo um horário específico para o atendimento ao balcão. Estamos disponíveis para o atendimento presencial de segunda a sexta, das 08 às 10h, e das 16h às 17h. Mas atenção: Compras feitas pela Loja Virtual possuem desconto exclusivo, não disponível para a venda concretizada presencialmente.
  • Preciso de um produto em quantidade maior do que a disponibilizada na Loja. Como devo fazer?
    Contate nosso time comercial aqui para realizar grandes cotações. Nesse caso, seu atendimento será direcionado a um vendedor especializado.
  • Qual a política de envio da Loja Virtual?
    Para pedidos solicitados - com pagamento identificado - até às 12h, o envio será realizado no mesmo dia. Para pedidos solicitados - com pagamento identificado - após às 12h, o envio será realizado no dia seguinte.
  • Como consultar o prazo de envio da minha compra feita na Loja Virtual?
    O prazo de entrega vai variar de acordo com a região. Caso queira consultar o prazo do seu pedido, clique aqui para mais informações.
  • Desejo trocar ou devolver um produto da Loja. Como devo fazer?
    Caso você tenha necessidade de solicitar a troca do produto, orientamos que tal solicitação ocorra através do e-mail contato@libelvedacao.com.br. Em caso de desistência da compra realizada, você poderá solicitar a devolução da mercadoria e o estorno do valor dentro de um prazo de 7 dias corridos. Para entender mais detalhes sobre trocas e devoluções, clique aqui.
  • Qual a garantia da peça?
    O tempo de garantia de seu produto adquirido na Loja Virtual é de 6 meses a partir da emissão da nota fiscal, por defeito de fabricação. Entre em contato no comercial@libelvedacao.com.br para informar sobre quaisquer problemas com o produto.
  • Quais as formas de pagamento disponibilizadas para compra na Loja?
    O pagamento poderá ser realizado por cartão de crédito, pix ou boleto.
  • Com quais formas de pagamento a Líbel trabalha?
    Trabalhamos com cartões de crédito, pix, ted, boleto bancário e depósito. Não recebemos pagamento em dinheiro, nem cheques. Dependendo do seu cadastro e limite de crédito, a forma de pagamento poderá seguir a tabela padrão de pagamento da Líbel. Consulte o departamento financeiro: financeiro@libelvedacao.com.br ou (11) 3807-3001, ramal 106.
  • Como funciona a abertura de cadastro para compra na Líbel?
    Para abrir um cadastro na Líbel, basta enviar um email para contato@libelvedacao.com.br com as informações de cadastro com CNPJ, contrato social e 3 referências comerciais para análise. Os documentos serão encaminhados ao setor financeiro, que fará uma avaliação e validação do seu cadastro em até 2 (dois) dias úteis. Assim que for aprovado, a sua empresa será notificada, podendo então iniciar as cotações e as compras.
  • Como funciona a política de pagamento para primeira compra (cliente novo na Líbel)?
    Na primeira compra do cliente, trabalhamos com o pagamento à vista, até que o cliente tenha limite de crédito suficiente para futuros parcelamentos.
  • Como faço para adquirir um limite de crédito na Líbel?
    Após a primeira compra conosco, e de acordo com o seu cadastro, poderá ser estipulado um limite de crédito inicial para compras, de acordo com a tabela padrão da empresa. O limite de crédito pode evoluir à medida que as compras forem efetuadas.
bottom of page